Ex-Masterchef, Dário Costa está em Mestre do Sabor

Continua após a publicidade..

Dário Costa, participante do Mestre do Sabor é de Santos, São Paulo, mas foi na Nova Zelândia que descobriu sua vocação ao trabalhar em um restaurante como faxineiro, quando se apaixonou pela rotina intensa da cozinha comercial.

Dário é dedicado à gastronomia local e afirma que todos os seus preparos estão ligados ao mar de alguma maneira. Apesar de jovem, com 32 anos, o paulista não é novo entre os realities de cozinha e seu nome já é conhecido até mesmo por polêmicas.

Além do renome na baixada santista e experiência no exterior, foi semifinalista do Masterchef Profissionais em 2016 e sua participação foi marcada por supostos comportamentos machistas.

Continua após a publicidade..
Dário Costa se envolveu em polêmicas de machismo durante sua participação no Masterchef. Foto: Globo/Camila Maia

Valorização dos ingredientes Nativos

Após despertar a paixão pela cozinha na Oceania, Dário Costa foi para a Itália aprender mais e percebeu a importância do orgulho de suar origens. “Eu comecei a notar uma paixão dos italianos pelo que era deles.

Nossos ingredientes são até melhores, por que eu não deveria ter orgulho da minha terra” questionou o cozinheiro, que considera a valorização do ingrediente a peça mais importante do seu trabalho.

A cultura caiçara, tradicional do litoral das regiões sul e sudeste, hoje é a principal referência do chef. Já em seu primeiro prato no programa trouxe ingredientes regionais, como a taioba, uma planta alimentícia não convencional, peixe vermelho e limão cravo.

Polêmicas e desavenças no Masterchef

O santista também participou da primeira edição do Masterchef Profissionais, em 2016, na qual conquistou o terceiro lugar. Na competição se envolveu em algumas polêmicas, uma delas por ser acusado de machismo, junto a outros participantes, por menosprezar Dayse, participante que venceu a edição. Na ocasião, Dário Costa chegou a declarar que não aprovava perder para a competidora. Junto com Ivo e Marcelo, que também chegaram à reta final do reality, Dário não escondia que desejava prejudicar Dayse.

Outra polêmica protagonizada por Dário foi uma discussão com a apresentadora Ana Paula Padrão durante o programa de lavagem de roupa suja da edição, quando Dário afirmou que Dayse não era uma cozinheira criativa, por isso não mereceria ganhar a temporada, e Ana Paula rebateu que o reality buscava talento, não necessariamente criatividade.

Dário Costa apresentou peixe da estreia

Caiçaras usam banana da terra no lugar de batata e Dário apostou nessa substituição num prato francês para conquistar os jurados. Além da Banana, Dário também usou Taioba, planta alimentícia não convencional, e limão cravo no preparo de um peixe vermelho. Antes mesmo de provarem, os jurados já se surpreenderam com as escamas de banana sobre a peça de peixe.

Peixe com escamas de banana do Dário Costa. Foto: Globo/Samuel Kobayashi

José Avillez comentou que o peixe passou “ligeiramente” do ponto, mas Leo Paixão emendou: “um pouco mais que ligeiramente”. Apesar da crítica causar tensão em Dário, Leo aprovou o prato e apertou o botão verde, assim como Kátia, escolhida pelo participante. Ao justificar sua escolha o participante reforçou que curte muito a “pegada brasileira”.

O que esperar de Dário Costa

O membro do Time Kátia não teve apenas uma participação polêmica no Masterchef, mas também competitiva e de sucesso. Dário ficou conhecido por suas habilidades com frutos do mar, até mesmo em combinações inusitadas como com barriga de porco.

Participação de Dário no Masterchef foi conturbada. (Foto: reprodução/blasting news)

Curiosamente, Dário Costa fica ao ar em Mestre do Sabor paralelamente à reprise da temporada da qual participou em Masterchef, que vai ao ar pela Band às 22:45h, terças-feiras. Assim, é possível comparar o desempenho do chef nas duas atrações.

Além de Dário Costa, Francisco Pinheiro, também do Time Kátia, participou do Masterchef. No caso de Francisco, a participação ocorreu na segunda temporada da versão do reality com chefs profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *