Conheça Kátia Barbosa, jurada em Mestre do Sabor

A sorridente Kátia Barbosa é uma das juradas de Mestre do Sabor e também umas das chefs mais respeitadas da gastronomia brasileira. Apadrinhada de Claude Troisgros, Kátia Barbosa é dona de nada menos que cinco restaurantes no Rio de Janeiro e sua cozinha já chamou atenção de chefs internacionais estrelados.

O sucesso da carioca veio apesar da dor, já que perdeu seu pai enquanto cozinhava e por isso se afastou da cozinha. Mas a vida fez questão de colocá-la entre as panelas e a tornou uma referência nacional.

Kátia Barbosa é mestre no reality
Kátia Barbosa é referência na cozinha brasileira e é mestre no reality show. Foto: Globo/Victor Pollak

Kátia Barbosa perdeu o pai e se afastou da cozinha

O pai de Kátia tinha uma banca de doces na porta da casa onde família vivia, em Ramos, onde comercializava cocadas, quebra-queixo e cuscuz, que vendia também nas portas dos cinemas.

Foi ele a principal referência da filha na cozinha. Aos 18 anos, Kátia Barbosa cozinhava chuchu recheado, quando seu pai, ao sair do banho, enfartou e faleceu. Ela não apenas não preparou mais chuchu, como também se afastou totalmente da cozinha.

Kátia comia macarrão instantâneo e arroz de saquinho, mas quando engravidou pensou que não poderia alimentar sua filha daquela forma, então voltou a cozinhar. Mais tarde sua empresa de prata quebrou e foi trabalhar com seu irmão e sua cunhada num restaurante. Nunca mais abandonou a cozinha de novo.

Chef passou por desafios

Junto com Rosa, que depois se separou do irmão de Kátia, deu uma nova cara ao bar Aconchego Carioca e foi um bolinho que abriu portas.

Em uma viagem a Minas Gerais provou um bolinho de feijão, que inspirou sua receita de bolinho de feijoada. Um dia um jornalista provou uma porção do salgado e publicou em um jornal de alta circulação. Foi o suficiente para o bar se tornar um estouro e o telefone não parar de tocar.

Kátia Barbosa é a chef do Aconchego Carioca
Restaurante “Aconchego Carioca” tem diversos endereços no Rio de Janeiro. Foto: Veja Rio/Felipe Fittipaldi

Sem saber de quem se tratavam, Kátia recebeu mais visitantes ilustres que amaram o bolinho. Eram os jurados de um concurso de botecos do programa de Ana Maria Braga, do qual Kátia por fim participou e ainda foi vice-campeã com a receita.

Claude Troigros levou Kátia ao reality

O que estava ótimo poderia ficar melhor ainda. Um dia Clarisse Sette, provou o bolinho e comentou com a Kátia que levaria o namorado, também cozinheiro, para experimentar. O cozinheiro a quem Clarisse se referia era Claude Troisgros.

Kátia Barbosa mal podia acreditar ao ver Claude em seu restaurante e a cena se repetiu diversas vezes, já que Claude tornou-se cliente fiel e futuramente padrinho gastronômico de Kátia. Foi assim que surgiu o convite para participar como líder de um time e jurada de Mestre do Sabor.

No reality os participantes reconhecem em Kátia uma referência em brasilidade na cozinha e muitas vezes também como uma figura materna, com seu jeito de se expressar e cuidar do seu time.

Seis chefs estão no Time Kátia

No reality show, Kátia é responsável por criar e coordenar os menus durante a fase de equipes da competição. A cada semana ocorre uma prova em equipes e os times devem entregar um menu de acordo com os ingredientes obrigatórios de cada prova.

Time Kátia em Mestre do Sabor
O Time Kátia tem seis membros. Foto: Globo/Camila Maia

No time de Kátia Barbosa estão o baiano Arthur Pendragon, os ex-masterchef Dário Costa e Francisco Pinheiro, a paranaense, do restaurante “Corrutela”, Mari Schurt, Jackie Watanabe, que mescla cozinhas brasileira e oriental, além de Júnior Marinho, acriano que faz sucesso no restaurante “Juá”, em Goiânia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.