Nascido e criado na cidade de Lorena em São Paulo, o peão Biel A Fazenda 2020 ganhou sucesso nacional entre 2014 e 2015 após postar seus vídeos cantando o ritmo funk e por sua beleza, na época sendo comparada com a de Justin Bieber.
A primeira música de MC Biel, como era chamado na época, “Ela é Baladeira”, foi lançada quando ele tinha apenas 16 anos. O seu reconhecimento veio em seguida, ao lançar a música “Pimenta”, em 2014.
Porém, seus ‘cinco segundos’ de fama foram por água abaixo, após o cantor se envolver em diversas polêmicas no ano de 2016 e marcar para sempre, de forma negativa, sua carreira musical. Atualmente, em nova fase da carreira, Biel é um dos peões que irão participar da 12° edição do reality A Fazenda.
Biel A Fazenda 2020 – início da carreira
Gabriel Araújo Marins Rodrigues, mais conhecido pelo nome artístico de Biel, anteriormente também chamado de MC Biel, é filho mais velho da advogada Eliziane Silva Araújo e do dono de uma empresa de shows e ex-DJ, Sérgio Ricardo Marins Rodrigues.
Com apenas 12 anos de idade, Biel começou a demonstrar interesse pela carreira musical e, por influência de seu pai, começou a ser modelo, DJ e dançarino. Início sua carreira pra valer, aos 16 anos quando seu pai o colocou para se apresentar em boate de seu amigo. Biel estava terminando seu Ensino Médio e pretendia cursar faculdade de Medicina.
Seu trabalho como cantor estava funcionando melhor do que imaginava, então decidiu não entrar na faculdade, por não haver tempo para estudar com a correria dos shows. Biel A Fazenda 2020 tentou cursar a faculdade de administração, mas trancou-a recentemente.
Biel lança seu primeiro hit
Biel começou cantando apenas o gênero ‘funk ostentação’ e ganhou destaque devido a sua beleza e semelhança com o cantor internacional Justin Bieber, sendo até considerado por muitos como um “sósia do Justin Bieber”.
Em 2013, sem uma gravadora, Biel A Fazenda 2020 passou a cantar o “funk sedução” um gênero que contém letras mais explícitas em suas músicas, tendo todo seu dinheiro sendo administrado pelos seus pais, por não se achar “maduro o bastante” para administrar tudo sozinho.
Depois que o cantor assinou contrato com a gravadora Warner Music, em 2015, ele retirou o ‘MC’ do seu nome artístico e o dinheiro passou a ser administrado pela gravadora. Com a Warner Music, ele lançou, no mesmo ano, o single “Demorô” e um EP chamado “Biel”, lançado em 9 de junho. Em novembro, ele lançou um novo single chamado “Química”, que estreou em #2 lugar no iTunes.
Biel durante a gravação de seu hit “Pimenta”. (Foto: Reprodução/ Google).Biel nega rompimento com gravadora em 2016
Biel anunciou que lançaria seu primeiro álbum de estúdio com um total de 12 faixas. O álbum inclui canções do EP “Biel” e o single “Química”.
Em 3 de agosto de 2016, diversos veículos de comunicação divulgaram que a gravadora Warner Music teria rompido o contrato com o cantor. No dia seguinte, o cantor teria uma pausa, por tempo indeterminado, em sua carreira, cumprindo apenas as últimas apresentações já agendadas.
Segundo a assessoria de Biel, o artista estava “muito abalado com tudo que vem ocorrendo com ele”, se referindo aos escândalos causado por declarações machistas, homofóbicas e ao processo de assédio sexual a jornalista, feitas pelo cantor.
A assessoria, no entanto, negou o suposto rompimento com a gravadora. Em agosto, durante uma apresentação em Maricá, Biel A Fazenda 2020 negou que esteja interrompendo a carreira e garantiu aos fãs que continuará nos palcos. Em outubro de 2019, Biel confirmou seu rompimento com a Warner.
Caso de assédio sexual contra jornalista
Em junho de 2016, o cantor foi denunciado pela repórter do portal iG, Giulia Pereira, por assédio sexual, ao chamar a jornalista de “gostosinha” e dizer que “a quebraria no meio”, caso tivesse relações sexuais com a mesma.
O episódio ocorreu em maio do mesmo ano, durante uma entrevista do artista, em São Paulo. Um material contendo áudio e vídeos gravados do diálogo, foram entregues à polícia como prova no processo de investigação. Em filmagens, a jornalista, disse ao cantor que era mais velha que ele, Biel A Fazenda 2020, retrucou declarando que “idade não significa nada. Se te pego, te quebro no meio”.
Na época, a pergunta sobre a sexualidade de Biel, era um das principais buscas relacionadas ao seu nome e, ao ser questionado, ele diz “Por quê? Você quer que eu te mostre com atos e ações?”, completando sua fala afirmando que é “heterossexual. Eu gosto é de b*ceta”.
Em outro momento do vídeo, o cantor entrega o seu aparelho celular à jornalista e solicita que ela atenda a ligação. Ela, por sua vez, diz ao amigo do artista que o mesmo está concedendo uma entrevista no momento e que retornaria a ligação e, ao devolver o aparelho, é chamada de “cuzona“, por Biel A Fazenda 2020. Em seguida, ele pega o aparelho e inicia uma conversa em vídeo, onde se refere à repórter como “ramelona” e pede ao amigo que “dê um desconto”, porque “ela é gostosinha”.
Pronunciamentos contra Biel em caso de assédio
O portal iG emitiu uma nota dizendo que, o site e seus funcionários, “repudiam qualquer forma de assédio ou agressão à mulher, bem como qualquer tipo de violência ou preconceito contra o ser humano.
“Sempre que nos depararmos com esse tipo de acontecimento, denunciaremos de imediato às autoridades competentes”. O presidente da Warner Music Brasil, Sergio Affonso, ao tomar conhecimento da denúncia, entrou em contato com o site iG, e classificou o episódio como “lamentável” e “fora do contexto atual de lutas pelos direitos das mulheres”.
Ele também se colocou à disposição da repórter para “qualquer coisa”. Segundo a colunista Keila Jimenez, do portal R7, após a denúncia de assédio, a participação do cantor Biel A Fazenda 2020, foi cortada das principais emissoras de televisão do Brasil. A Globo, contava com o artista num quadro de longa duração, e acabou vetando a participação do mesmo.
Biel não comparece a audiência no Fórum
Intimado a depor, o artista usou seu perfil na rede social Facebook para se defender: “Pra infelicidade de muitos, sim, estarei sempre sorrindo!”. Posteriormente, o artista argumentou que o episódio era “brincadeira”: “Machista? Nem homem me considero ainda pra ser prepotente ao ponto.
Sou um menino, menino que brinca, menino sem papas na língua, menino que sorri”. Em 5 de junho, a apresentadora Eliana abriu espaço em seu programa para que ambas partes pudessem falar sua versão dos fatos. O programa não conseguiu contato com a jornalista. Já Biel A Fazenda 2020, enviou uma mensagem ao programa do SBT.
“É um assunto muito negativo e eu fiquei abismado com a intimação, sendo que a entrevista toda foi em clima descontraído e em nenhum momento ela (a jornalista) se mostrou decepcionada com algo que eu disse (…) Estou muito triste com esse assunto e quero que ele suma o quanto antes… Tenho uma irmã de 15 anos, acabei de enfrentar o segundo câncer da minha mãe, quase a perdi duas vezes. Entre as três pessoas mais importantes na minha vida, duas são mulheres: minha mãe e minha irmã. Espero que você me entenda, Eliana.”
A assessoria de imprensa de Biel, divulgou uma nota afirmando que “o cantor Biel A Fazenda 2020, sempre teve muito respeito e admiração pelas mulheres e seu público. Lamentamos que tenha ocorrido uma má interpretação dos fatos, pedimos desculpas em nome do cantor. O advogado tomará as medidas cabíveis para esclarecer o caso”
Uma audiência foi marcada para acontecer em 31 de agosto, no Fórum Criminal da Barra Funda, porém o artista não compareceu.
Cantor Biel ameaça youtuber na Internet
Em 5 de junho de 2016, o youtuber Felipe Neto publicou diversas mensagens em seu perfil no Twitter para criticar um post publicado por Biel nas redes sociais naquele mesmo dia 5. A publicação de Biel foi a primeira declaração do cantor nas redes sociais após o caso da acusação de assédio sexual ter se tornado público em 3 de junho.
O youtuber criticou vários trechos do post publicado por Biel postando em seu Twitter: “Reparem que ele não pede desculpa pelas coisas que falou e diz: ‘sou menino sem papas na língua'”, postou o youtuber.
Posteriormente, Biel A Fazenda 2020 respondeu uma das publicações feitas por Felipe Neto comentando: “@felipeneto quando você perceber que tá mexendo com a pessoa errada, vai poder ser tarde demais, garotinho…[sic]”. A resposta de Biel A Fazenda 2020, foi apagada logo em seguida, porém Felipe compartilhou um print da resposta do artista, que foi considerada como uma suposta ameaça.
Casos de racismo e omissão de socorro
Em junho de 2016, o cantor foi acusado de omitir socorro após um acidente de trânsito em Lorena. De acordo com os fatos narrados pela Polícia Civil, o cantor havia feito uma manobra brusca com seu veículo, fechando uma motociclista e causando sua queda. A motociclista, Elisa de Araújo, fora socorrida por familiares e Biel A Fazenda 2020, saiu do local sem prestar auxílio.
À imprensa, Elisa informou: “Eu estava vindo do trabalho e fui surpreendida pela forma como ele entrou na minha frente. Não tinha o que fazer, eu acabei freando e caí. Se batesse no carro, por causa da velocidade, eu ia ser arremessada.”.
No dia 1 de agosto de 2016, foram identificadas publicações feitas pelo cantor em sua rede social Twitter de cunho racista e transfóbico. Dada a repercussão do assunto, Biel A Fazenda 2020, reservou seus ‘tweets’ apenas para pessoas autorizadas, além de perder o símbolo de Conta Verificada, marca dada popularmente pela direção da rede social para famosos e personalidades em geral.
Cantor Biel é acusado de agressão pela ex-esposa
O cantor Biel usou seu Instagram para se pronunciar a respeito da confusão envolvendo ele, sua ex-esposa, a modelo brasileira Duda Castro, e sua irmã, Giovanna Marins.
Em abril de 2018, o casal protagonizou uma violenta discussão no apartamento que dividiam, nos EUA, que acabou virando caso de polícia: Duda Castro foi presa pela polícia americana, Biel foi parar no hospital com um corte na testa e a irmã do cantor, agredida por Duda, ficou com um olho roxo.
“Chegou a hora de abordar diretamente algumas falsas acusações e mentiras que minha ex, Eduarda Castro, e outras pessoas fizeram a meu respeito”, escreveu Biel.
Biel foi acusado por Duda de tê-la agredido durante uma discussão no fim de semana de Páscoa. A briga acabou mal para os dois lados: Biel levou 13 pontos na cabeça, e Duda afirma que foi agredida por ele e pela irmã dele, fazendo com que chegasse a desmaiar.
Ambos entraram na justiça com ações contra seus atos, porém não foi divulgada nenhuma novidade referente ao caso, nem pelo cantor Biel A Fazenda 2020 e nem pela modelo Duda Castro.